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Programa Pesca II

-Programa Embarcada II / Iscas, Iscadas, Materiais e Montagens, em cada: momento do dia

Principal competência a desenvolver:

- Ser capaz de criar a “organização de um processo dinâmico próprio”, em acção de pesca, no sentido de contribuir para a regularidade das capturas que pretende, em cada jornada, limitando a intervenção dos factores sorte / azar

Competências específicas intermédias:

- Simplificar materiais e montagens.
- Escolher materiais e construir montagens
- Seleccionar um leque alargado de iscas e iscadas.
- Adequar iscas, iscadas e materiais, a cada momento de um dia de pesca.
- Adequar os seus comportamentos em acção de pesca, tendo em conta os acontecimentos de cada jornada.
- Conseguir capturas das espécies procuradas, tendo em conta a qualidade e quantidade da prática que venha a desenvolver.

Conteúdos:

- Características dos materiais (canas, carretos, fios, anzóis, chumbadas, acessórios…) considerando a técnica em uso e as espécies que se pretende capturar.
- Construção de baixadas para vários tipos de pesca, fundeadas e à deriva.
- Nós / Execução práctica de nós de ligação.
- Observação e manuseamento de materiais, ao vivo e em imagens.
- Caracterização das iscas e iscadas, quanto a tipo e tamanho.
- Iscas mortas, vivas e artificiais / Cortes e formas de iscar ou aplicar, face a técnicas diversas de pesca fundeada ou à deriva.
- Iscas mortas em estudo: Sardinha, Cavala, Lula, Choco, Camarão, Longueirão, Carangueijo, Bomboca, Batata…
- Iscas Vivas em estudo: Cavala, Carapau, Lula, Choco…
- Iscas artificiais em estudo (breve abordagem): Zagaias e Vinis
- Caracterização de sinais e resultados em cada pesqueiro e momento de uma jornada, tendo em conta as características do pesqueiro, a época do ano e a leitura de sonda efectuada.
- Adequação da acção do pescador, face aos sinais oferecidos e resultados que se vão obtendo, segundo as caracterizações em cada momento do dia.
- Reagir aos toques do peixe.
- A utilização de engodo… quando e como?
- Mudar de Pesqueiro… quando?
- Atitude e comportamento geral do pescador, para uma acção de pesca eficiente
- Prática dos conteúdos trabalhados em saída para o mar.
- Legislação de Pesca lúdica e Desportiva (a abordar e analisar ao longo do curso).

Nota: As partes (I e II), deste curso de pesca embarcada complementam-se e habilitam os participantes com bases suficientes para iniciarem a prática da Pesca Lúdica ou Desportiva Embarcada, em qualquer local do país ou do mundo, em barco próprio, com mais ou menos resultados, dependendo estes da qualidade e quantidade da prática que venham a desenvolver posteriormente.



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A longitude, algumas vezes representada pela letra grega (lambda), é a diferença angular, medida no equador, entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar e varia entre 0° e 180° para Oeste ou Este do meridiano de referência.
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