Porquê Patrão Local Direto?
A lei nacional permite que um candidato frequente o curso de Patrão Local e se submeta ao respetivo exame sem previamente possuir a Carta de Marinheiro.

Existem diferenças nos cursos?
Efetivamente existem diferenças. O candidato que frequente o curso de Patrão Local Direto, para além das matérias normais do seu curso, terá a mesma formação prática que os candidatos à carta de Marinheiro, ou seja, irá ter formação prática adicional. Em contrapartida, o candidato que frequente o curso de Patrão Local (normal) já possui esta formação. No fundo, a escola irá garantir que depois do exame de Patrão Local ambos os alunos possuam a mesma formação.

Que tipo de formação prática adicional?
A formação é dada na embarcação que é utilizada nos cursos de marinheiro. O candidato deverá ser capaz de navegar e controlar uma embarcação a motor em diferentes níveis de velocidade, bem como em em espaços apertados. Para além disso deverá ser capaz de atracar e largar de um cais, de atracar a uma bóia e de fundear. Deverá aplicar as regras do RIEAM do ponto de vista prático e seguir as regras de balizagem. Finalmente, deverá estar apto a aplicar os principais nós de marinheiro num contexto prático.

O exame de Patrão Local é igual ao de Patrão Local Direto?
Sim, é exatamente igual. É como se o candidato já tivesse a carta de Marinheiro. Na verdade, um candidato que frequentou o curso de Patrão Local Direto nesta fase já possui a mesma formação que outro que já seja possuidor da carta de Marinheiro.